quarta-feira, 9 de maio de 2012

Almada Negreiros


Para além da literatura, Almada Negreiros notabilizou-se nas artes plásticas, nomeadamente na pintura a óleo. Desenvolveu ainda composições coreográficas para ballet e contribuiu para a História da Arte Portuguesa, anunciando a descoberta da perspectiva dos ladrilhos nos dois trípticos de Nuno Gonçalves. Trabalhou em decoração, tapeçaria, gravura, pinturas murais, caricatura, mosaico e vitral. Podem admirar-se trabalhos desta última faceta do artista na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa

http://www.google.com/imgres?q=Auto-retrato+num+grupo,+Almada+Negreiros&um=1&hl=pt-PT&client=firefox-a&sa=N&rls=org.mozilla:pt-PT:official&biw=1280&bih=591&tbm=isch&tbnid=F8o8yQOgxB3tvM:&imgrefurl=http://gomesluis1990.no.comunidades.net/index.php%3Fpagina

Nesta pintura estão retratadas quatro pessoas no café “A Brasileira”. Duas mulheres e dois homens sendo que o senhor à esquerda no quadro é o próprio Almada Negreiros. Este quadro reflecte o ambiente de modernidade vivido em Lisboa e, simultaneamente, a vida do quotidiano português, não só pela presença de mulheres num café mas, especialmente pela ruptura com os hábitos da sociedade tradicional evidenciados pela sua postura: uma delas está a fumar (a mulher do lado esquerdo), e a outra apresenta vestuário não convencional.

1915 -
 - A Cena do Ódio (poesia) 
- A Engomadeira (novela)  - O Sonho da Rosa (bailado, realização)
- Manifesto Anti-Dantas e Por Extenso
1916
- Exposição Amadeo de Souza Cardoso - Liga Naval de Lisboa 
- Litoral 
1917
- Ultimatum às Gerações Futuristas Portuguesas do Século XX (conferência, publicada na Portugal Futurista)
- K4, O Quadrado Azul (novela) 
1918
- O Jardim da Pierrette (bailado) 
1919
- Histoire du Portugal par Coeur
1921
- A Invenção do Corpo (conferência)
- A Invenção do Dia Claro 
1924
- Pierrot e Arlequim (teatro)
1925
- Nome de Guerra (romance), só editado em 1938
1926
- A Questão dos Painéis (ensaio)


Sem comentários:

Enviar um comentário