quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sermão de Santo António aos Peixes "Resumo"


O Sermão de Santo António aos Peixes, da autoria do Padre António Vieira, é, como sabes, uma obra literária do Barroco português.



Porquê o nome deste sermão dado por Padre António Vieira?

-Homenagem ao Sto. António (pregado no dia de Santo António)
-Segue o exemplo do sermão de Santo António (aos peixes)
-Tal como Sto. António tenta converter os hereges (expulsem os demónios dentro de si), também Padre António Vieira tenta fazer isso com os colonos portugueses no Brasil.

Objectivos:
-Pretende agitar as consciências (abrir os olhos), conduzir à reflexão.
-Pretende evitar o mal e preservar o bem (sal que tenta salgar)

Estrutura do Sermão de Santo António aos peixes

1. Exórdio – capítulo I

Exórdio: Funcionalidade das perguntas retóricas, recursos expressivos, processo do distingue a relevância das narrativa

A partir do conceito predicável "vós sois o sal da terra": "Santo António foi sal da terra e foi sal do mar."

A razão pela qual ele nos fala da corrupção no capitulo I (Exórdio) (e nós concordamos), é porque existem várias razões para tal.


Causas Responsáveis pela corrupção
Pregadores <> (conservar o bem)
Ouvintes <>
“Sal”à “Sal que não salga”
Falsa doutrina “ Não pregam a verdadeira doutrina”
“Terra”à “Terra não deixa salgar”
Recusa da verdadeira doutrina “ou não querem receber”
Palavras   = comportamento à”Dizem uma coisa e fazem outra”
Imitação de comportamentos incorrectos “imitar o que eles fazem”
Vaidade dos pregadores (“Se pregam a si”)
Egocentrismo, satisfação das vontades (“Servem a seus apetites”)

Síntese:
Neste capítulo, Padre António Vieira critica a humanidade, que está cada vez mais corrupta, e os pregadores, que havendo tantos, não conseguem alcançar os seus objectivos. Utiliza as expressões “sal” para os pregadores e “terra” para os ouvintes. Excepção para Santo António, de quem Padre António Vieira admira bastante e aborda a história sucedida por este em Arímino, onde prega aos hereges e é tentativa de apedrejamento por parte deste anticristo. 

2-Exposição-capitulo II

“Ao menos têm os peixes duas boas qualidades de ouvintes: ouvem e não falam”à Ironia que crítica os Homens.

-Os peixes neste capitulo, metaforicamente, são os Índios.

Louvores em Geral dos peixes:
- "ouvem e não falam"
- "vós fostes os primeiros que Deus criou"
- "e nas provisões (...) os primeiros nomeados foram os peixes"
- "entre todos os animais do mundo, os peixes são os mais e os maiores"
- "aquela obediência, com que chamados acudistes todos pela honra de vosso Criador e Senhor"
- "aquela ordem, quietação e atenção com que ouvistes a palavra de Deus da boca do seu servo António. (...) Os homens perseguindo a António (...) e no mesmo tempo os peixes (...) acudindo a sua voz, atentos e suspensos às suas palavras, escutando com silêncio (...) o que não entendiam."
-"só eles entre todos os animais se não domam nem domesticam"

Síntese:
Padre António Vieira inicia a exposição com uma pergunta retórica “Que haveremos de pregar hoje aos peixes?” Depois indica a estrutura do sermão “dividirei, peixes, o vosso sermão em dois pontos: no primeiro louvar-vos-ei as vossas atitudes, no segundo repreender-vos-ei os vossos vícios”. O resto do capitulo é abordado por António Vieira com as virtudes dos peixes, dizendo que eram queridos de Deus, se este não gostasse de peixes de peixes não tinha criado tantos, há muitos animais grandes, mas o maior é um peixe (Baleia)… Continuando com palavras características deles: quietos, atentos…




3-Louvores em Particular capitulo III(1º momento da confirmação)

Santo Peixe de Tobias

-Peixe bíblico: equivalente a pregador/função pregador
-Grande em tamanho e das virtudes interiores

Virtudes:
- o fel sara a cegueira "o fel era bom para curar da cegueira
- o coração lança fora os demónios; "o coração para lançar fora os demónios"

Virtudes em relação a Santo António:
-coração: bom coração
-fel: palavras amargas ditas por Santo António, tentando influenciar a audiência, dizendo que nada está bem, ou as atitudes destes.

Rémora

-Espécie Natural, com qualidade que seria útil aos homens
- Tão pequeno no corpo e tão grande na força e no poder;
-Tem uma espécie de ventosa (trava a ambição dos homens)

Virtudes:
-trava o leme das naus (barcos poderosos da época dos descobrimentos)

Virtudes em relação a Santo António:
-Palavras de Santo António, que pretendem travar os vícios.

Quatro naus abordadas:
-soberba àvaidade
-vingança àbatalha, artilharia apontada
-cobiça
-sensualidade

Torpedo

-Espécie Natural, com qualidade que seria útil aos homens
-Metaforicamente funciona como o aviso por parte de Sto António nas suas pregações 
-É um peixe modesto, não se exibe

Virtudes:
-faz tremer

Virtudes em relação a Sto António:
-Palavras de Santo António fazem tremer





Quatro Olhos

-Espécie natural, equivalente a pregador

- dois olhos voltados para cima para se vigiarem das aves;
- dois olhos voltados para baixo para se vigiarem dos peixes.

Virtudes:
-Está atento

Virtudes em relação a Santo António:
-O Santo está atento a todos os vícios e tentações

Louvores em particular:


Os quatro peixes, Santo peixe de Tobias, rémora, torpedo e quatro-olhos, possuem características que na sua totalidade se vêm a identificar com as principais características de Santo António.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Musica Barroca

A música barroca é toda música ocidental correlacionada com a época cultural homónima na Europa, que vai desde o surgimento da ópera por Cláudio Monteverdi no século XVII, até a morte de Johann Sebastian Bach, em 1750.

Trata-se de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do contraponto e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente. Na realidade, trata-se do aproveitamento de dois modos: o modo jónico  (modo "maior") e o modo eólio  (modo "menor").
Do Período Barroco na música surgiu o desenvolvimento tonal, como os tons dissonantes por dentro das escalas diatónicas como fundação para as modulações dentro de uma mesma peça musical; enquanto em períodos anteriores, usava-se um único modo para uma composição inteira causando um fluir incidentalmente consonante e homogéneo da polifonia. Durante a música barroca, os compositores e intérpretes usaram ornamentação musical mais elaboradas e ao máximo, nunca usada tanto antes ou mais tarde noutros períodos, para elaborar suas ideias; fizeram mudanças indispensáveis na notação musical, e desenvolveram técnicas novas instrumentais, assim como novos instrumentos. A música, no Barroco, expandiu em tamanho, variedade e complexidade de performance instrumental da época, além de também estabelecer inúmeras formas musicais novas, como a ópera. Inúmeros termos e conceitos deste Período ainda são usados até hoje.

Pintura barroca

No barroco, a pintura é inquietante e altamente espiritualizada. Os pintores barrocos enfatizaram novos e sugestivos métodos de composição. Usaram técnicas tais como figuras desproporcionais ante a perspectiva e desenhos que eram intencionalmente assimétricos. Esses artistas interessavam-se mais em captar a idéia de espaço e movimento do que apresentar formas individuais como a última perfeição. Miguel Ângelo, Caravaggio e Annibale Carraci foram pintores barrocos de grande nome. Petrus Paulus Rubens, de Flandres, foi o líder da pintura barroca no norte. Os pintores espanhóis El Greco e Diego Valázquez acrescentaram elementos fortes e sombrios ao movimento. Como a arquitetura, a pintura barroca francesa do período conservou sobretudo qualidades clássicas, por exemplo nas obras de Nicolas Poussin e Claude -século XVII. No Brasil, destacam-se os trabalhos de Manuel da Costa Ataíde e Francisco Xavier Carneiro, em Minas Gerais, e as pinturas alegóricas de Pernambuco, onde os temas religiosos se mesclavam a elementos profanos alusivos à invasão holandesa a às lutas contra os ocupantes.

Literatura Barroca

O Barroco sucedeu o Renascimento, abrangendo do final do século XVI ao final do século XVIII,  estendendo-se a todas as manifestações culturais e artísticas europeias e latino-americanas. O momento final do Barroco, o Rococó é considerado um barroco exagerado e exuberante, e para alguns, a decadência do movimento.
Não há um consenso quanto a origem da palavra Barroco. Deriva da palavra Barróquia, nome de uma região da Índia, grande produtora de uma pérola de superfície irregular e áspera com manchas escuras, conhecida pelos portugueses como barroco. Aproximando-se assim do estilo, que segundo os clássicos era um estilo "irregular", "defeituoso", de "mau gosto".
Em sua estética, o barroco revela a busca da novidade e da surpresa; o gosto pela dificuldade, pregando a ideia de que se nada é estável tudo deve ser decifrado; a tendência ao artifício e ao engenho; a noção de que no inacabado reside o ideal supremo de uma obra artística.
A literatura barroca se caracteriza pelo uso da linguagem dramática expressa no exagero de figuras de linguagem, de hipérboles, metafóricos, anacolutos e antíteses.

Características do Barroco


Nas artes plásticas o Barroco despertou em Portugal tardiamente em relação a certas zonas da Europa, depressa convertidas ao novo estilo Barroco é o termo porque se designa o estilo das artes plásticas da literatura e da própria vida, que desde os fins do século XVI até meados do século XVIII se opõe ao que se considerava o equilíbrio clássico, que constitui o ideal artístico do Renascimento e como modelo se aprendia nas nas classes, sob o magistério da dos escritores e artistas da Antiguidade Greco-Latina.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Museu Regional de Beja

O Museu Regional de Beja possui um vasto acervo patrimonial nomeadamente as colecções de Pintura, Arqueologia, Azulejaria, Escultura, Ourivesaria, Cerâmica Utilitária, Numismática Metrologia e Ferragens. O Núcleo de pintura reúne um importante conjunto de obras produzidas em Portugal Espanha e Holanda, entre os séculos XV e XVIII, dos primitivos portugueses destacamos o Ecce Homo, S. Vicente (atribuido ao Mestre Vicente Gil, da Escola de Coimbra), A Virgem da Rosa, e quatro trabalhos do pintor português António Nogueira, a saber A Visitação de Santa Isabel, A Descida da Cruz, A Ressurreição e a Ascensão. Da Colecção de Arqueologia destacamos o importante núcleo romano, e o conjunto de capitéis clássicos, de grandes dimensões do Fórum da Antiga Pax Julia (a Beja romana). Na Colecção de Azulejaria salientamos a azulejaria hispano-árabe dos séculos XV e XVI.
Os andores em prata dedicados a S. João Evangelista e S. João Baptista são as duas importantes obras de referência da Colecção de Ourivesaria do Museu Regional

Carta de Achamento de pedro vaz de caminha "exerto"

"Na noite seguinte,  segunda-feira, ao amanhecer, se perdeu da frota Vasco de Ataíde com  sua nau, sem haver tempo forte  nem contrário para que tal acontecesse. Fez o capitão suas diligências para o achar, a uma e outra parte, mas não apareceu mais!"

Padre António Vieira

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Discurso De Martin Luther King

O discurso de Martin Luther King, pronunciado na escadaria do Monumento a Lincoln, em Washington, foi ouvido por mais de 250.000 pessoas de todas as etnias, reunidas na capital dos Estados Unidos da América, após a «Marcha para Washington por Emprego e Liberdade». A manifestação foi pensada como uma maneira de divulgar de uma forma dramática as condições de vida desesperadas dos negros no Sul dos Estados Unidos, e exigir ao poder federal um maior comprometimento na segurança física dos negros e dos defensores dos direitos civis, sobretudo no Sul. 

Demagogia

A Demagogia é uma ideia política que consiste em apelar a emoções e sentimentos (amor, ódio, medo, inveja, desejo) para ganhar o apoio popular, frequentemente mediante o uso da retórica e da propaganda.
As promessas que se os políticos se propõe realizar durante as campanhas eleitorais, são habitualmente rotuladas de demagógicas, quando a sua realização é altamente improvável.

Mas a demagogia não acontece apenas nas campanhas eleitorais. Um exemplo de discurso demagógico é referência aos vencimentos dos políticos comparando-os com as renumerações das classes mais desfavorecidas, no intuito de provocar a inveja destas.
Aqueles praticam a demagogia são denominados ‘demagogos’.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Discurso Politico

O discurso político é um texto argumentativo, fortemente persuasivo, em nome do bem comum, alicerçado por pontos de vista do emissor ou de enunciadores que representa.

Textos Argumentativos

Um texto argumentativo tem como objetivo persuadir alguém das nossas ideias. Deve ser claro e ter riqueza lexical, podendo tratar qualquer tema ou assunto.
É constituído por um primeiro parágrafo curto, que deixe a ideia no ar, depois o desenvolvimento deve referir a opinião da pessoa que o escreve, com argumentos convincentes e verdadeiros, e com exemplos claros. Deve também conter contra-argumentos, de forma a não permitir a meio da leitura que o leitor os faça. Por fim, deve ser concluído com um parágrafo que responda ao primeiro parágrafo, ou simplesmente com a ideia chave da opinião.

Módulo 6

Textos argumentativos

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia 5 de Outubro

A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português que, no dia 5 de outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.

Prémio Nobel da Paz 2011

O Prémio foi atribuído a três mulheres: Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libéria; Leymah Gbwoee, activista liberiana pelos direitos das mulheres; e Tawakkul Karman, opositora à ditadura do Iémen.
O Comité Nobel Norueguês distinguiu as três mulheres pela luta pacífica em defesa da segurança das mulheres e dos direitos das mulheres na participação total no trabalho de construção da paz.



terça-feira, 11 de outubro de 2011

Objectivos do Milénio



http://www.ibge.gov.br/7a12/especiais/objetivos_do_milenio/index.htm

Artigo Científico

O artigo científico é um relato analítico de informações actualizadas sobre
um tema de interesse para determinada especificidade. É o resultado de um
estudo desenvolvido através de uma pesquisa, podendo ser através de um projecto
de Ensino, de Pesquisa ou de Extensão.
Seu objectivo é divulgar os resultados de um estudo realizado procurando
levar ao conhecimento do público interessado, as novas ideias e abordagens.
Ao escrever um artigo é importante utilizar uma linguagem clara, correta,
concisa e objectiva. Devem ser evitados os adjectivos inúteis, rodeios e repetições
desnecessárias. Geralmente é publicado em revistas, jornais ou outros periódicos
Especializados e científicos.

Publicidade


A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.
Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Crise no Mundo




Infelizmente, existem muito poucos "cenários de pesadelo" que poderia mergulhar o mundo inteiro em uma crise financeira maciça. Os Estados Unidos, Japão ea maioria das nações da Europa são absolutamente afogados em dívidas. A Reserva Federal continua a jogar despreocupado com o dólar dos EUA. O preço do petróleo está subindo rapidamente e os preços globais dos alimentos atingiu um novo recorde. Os motins da fome já estão a acontecer pelo mundo inteiro.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Acordo Ortográfico

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa será aplicado no sistema educativo e nas escolas portuguesas, em todas as disciplinas de todos os anos de escolaridade, a partir do início do ano lectivo de 2011/2012, em Setembro de 2011.


Os manuais escolares utilizarão progressivamente a nova ortografia, seguindo o ritmo das novas adopções ou quando um manual já adoptado tenha de ser reimpresso durante o seu período de vigência. Assim, os novos manuais a adoptar para 2011/2012 já estarão de acordo com a nova ortografia, que, até 2014, será utilizada em todos os novos manuais adoptados.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Modulo 5

textos dos média 2

O que é um Webfólio ?

Webfólio é um instrumento de avaliação que oferece condições para o aluno revelar as suas habilidades e competências que não são facilmente observáveis através de outros meios de avaliação. É um instrumento de avaliação, que possibilita ao aluno condições de refletir sobre o que ele aprendeu e conseguiu realizar no decorrer do ano letivo, permitindo ao professor identificar as habilidades e dificuldades de cada aluno durante o processo de aprendizagem.    
      Durante o trabalho de construção da Webfólio, o aluno torna-se agente efetivo do seu processo de aprendizagem. A elaboração das páginas, permite aos alunos  trocar informações, com o professor e com os colegas através de fóruns e chats.
      O Webfólio é recurso oferecido pela tecnologia para o professor na observação de percursos em constante revisão e avaliação do aluno no processo de aprendizagem. Oferece várias formas de avaliação e proporciona uma visão geral das atividades efetuadas pelos aluno.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

biografia

Olá, sou o marco, tenho 17 anos e resíduo em beja, frequento o curso de informática, na escola secundaria D. Manuel I em beja. Escolhi este curso porque o que eu queria não estava disponível. Gosto de jogar futebol com os amigos e de sair. Não gosto muito de estudar. Aminha disciplina favorita é Educação Física e as que não gosto muito são P:S:I. (programação de sistemas informática), F:Q (Física e Química) e Matemática.